Por Jacqueline Athayde
Está matéria surge após o diálogo com uma mulher, vítima de violência doméstica, sendo apenas mais uma de muitas, que não sabe como sair da situação de agressão.
São vários os motivos que levam mulheres a permanecerem em situações de desrespeito. De acordo com a palestrante e conselheira Tânia Egídio, apesar de amplamente divulgado esse assunto, existem mulheres que consideram a violência doméstica apenas a violência física.
" Nós precisamos entender que toda e qualquer ação ou conduta, que seja baseada no gênero, que cause sofrimento psicológico, emocional ou físico na mulher é violência". Veja na imagem abaixo um exemplo:
Ainda segundo Tania Egídio, a violência ocorre em um ciclo, que passa pelo aumento da tensão, pelo ato em si da violência, depois pelo arrependimento que é o comportamento carinhoso do agressor.
A mulher envolvida neste contexto passa por um misto de sentimentos medo, constrangimento, vergonha e insegurança que às vezes a inibe de procurar ajuda.
Tania pede: " Se você passa por isso ou conhece alguém que passa, oriente essa pessoa a buscar os equipamentos públicos municipais ou disque 180 para que possa oferecer uma denúncia e ser acompanhada no seu fortalecimento para romper com ciclo da violência."
Para a psicologia, cada caso deve ser avaliado individualmente. O psicólogo Alberto Felipe explica que o primeiro passo é buscar ajuda de um profissional, para conseguir entender o motivo pelo qual a vítima permanece na relação e, como deve se tratar.
"É preciso entender que todos entram em uma relação por um motivo, por mais masoquista ou ruim que seja, existe um desejo emocional", disse ele.
Segundo Alberto, a pessoa precisa se ouvir, tomar força para escolher a melhor atitude. pois é comum acontecer da mulher sair da relação tentando fugir de algo e acabar voltando e recomeçar o ciclo de violência.
TIPOS DE VIOLÊNCIA
Para você que não conhece as formas de violência, conforme a Lei Maria da Penha são:
FÍSICAS: toda conduta que atinge integridade saúde corporal chutar, dar tapa, socos, queimar, cortar, puxar cabelo, ou com uso de armas.
PSICOLÓGICA: toda conduta que nos causa dano emocional, são ameaças, humilhações, chantagem, críticas destrutivas, proibir trabalhar fora, conversar com amigos.
MORAL: toda conduta que importe em calúnia, fatos e apelidos que maculem sua reputação, injúria, ofensa à dignidade, situações mentirosas,xingamentos, palavrões e apelidos.
SEXUAL: violência sexual é toda conduta e ou ato que a mulher possa presenciar ou ser obrigada praticar, manter relação sexual indesejada, prostituição, fazer aborto, assistir filmes que ela não queira , assistir, intimidação e coação, uso da força, induzi-la a comercializar sua sexualidade.
PATRIMONIAL: toda conduta que configura reter objeto, subtrair, destruir telefone, qualquer instrumento de trabalho, documentos pessoais, bens, valores de direitos econômicos da mulher.


Comentários
Postar um comentário