COMPORTAMENTO-A Luta pela maternidade após os 40 anos


Foi em janeiro de 2021 que Lidiane Duarte, Conselheira Tutelar, aos 45 anos, hipertensa, diabética, em plena pandemia,  realizou  o sonho de ser mãe da pequena Isadora, contrariando as pessoas que pensavam que ela já estava com idade avançada.

Ela já possuía duas filhas fruto do primeiro casamento. No entanto, seu atual companheiro desejava ser pai.  “Eu decidi ser mãe 15 anos após a última maternidade, por amor e para me dar uma nova chance de ser feliz”, explica Lidiane.

Além da idade, ela sentia medo de tentar engravidar, porque há um ano passou por uma gravidez ectópica,  submetendo-se a uma cirurgia  e a retirada de uma de suas trompas. “O tratamento de uma gravidez ectópica é muito doloroso, pois é um tipo de aborto gradativo”, relembra.

Após este trauma, ao descobrir uma nova gravidez, ainda conviveu com a discriminação das pessoas que acharam uma loucura ela estar grávida. No entanto, “quando minha filha nasceu as lágrimas desceram no meu rosto, porque pude ver e sentir que meu milagre tinha chegado”.


       









Assim, Lidiane deixa um recado para as mulheres que desejam ser mãe: “Não desistam, coloquem o seu sonho na mão de Deus e acreditem que tudo é possível para aquele que crê. E quando eu olho para minha filha, hoje, nos meus braços, depois de ter passado por tantas dificuldades, medo e insegurança digo que valeu a pena e por ela passaria por tudo novamente.”

SAIBA MAIS SOBRE : https://bebe.abril.com.br/gravidez/10-questoes-sobre-a-gravidez-depois-dos-40-anos/



Comentários